×
Academia de Letras de São João del-Rei
Academia de Letras de São João del-Rei » Notícias » Posse da Confreira Zélia Terrel no cargo de Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei

Posse da Confreira Zélia Terrel no cargo de Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei

24/02/2018

Discurso de posse

Prezado Acadêmico Professor João Bosco de Castro Teixeira, digníssimo ex-presidente desta Academia de Letras, na pessoa do qual comprimento os demais componentes desta mesa, bem como as autoridades aqui presentes, familiares e amigos! Sejam todos bem-vindos a esta “Casa de Letras”! Aos meus queridos pares, meu respeito, amizade e carinho!

São João del-Rei, uma das mais importantes cidades de Minas Gerais no período do ciclo do ouro, tem como filhos cidadãos ilustres que nos deixaram grandes obras literárias. Além disso, nossa querida cidade tem como patrimônio cultural o rico acervo cultural de nossas igrejas, museus, monumentos, entre outras maravilhas. Nossa linda cidade histórica foi considerada em 2017 como a “mais hospitaleira e querida dos turistas do Brasil”, ocupando o primeiro lugar nesse quesito.

Com tanta variedade cultural em diversas áreas, não poderia São João del-Rei abster-se de uma “Casa de Letras”, onde o nome de nossos Patronos perpetuasse, na memória sempre viva de ilustres escritores, poetas, músicos e artistas, a história de nossa terra.

A nossa Academia de Letras foi criada em 08 de dezembro de 1970 e instalada em 21 de janeiro de 1971 por homens sonhadores e progressistas de nossa cidade, perpetuando sempre o mesmo ideal.

A Academia de Letras de São João del-Rei é uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais e sem fins lucrativos, com Sede e Foro aqui em nossa cidade. Nossa maior missão é incentivar e divulgar a literatura, as artes e a cultura na nossa região e também além dela.

Sinto-me honrada e feliz em ocupar a presidência desta ilustre Academia de Letras, considerada por muitos como uma das mais relevantes “Casa de Letras” de Minas Gerais, talvez até do Brasil, coirmã das mais queridas Academias.

Revendo nossa história e os nomes dos ex-presidentes desta Arcádia, acadêmicos do mais alto gabarito moral e intelectual, sinto-me compromissada[ZT1] a fazer jus à confiança que me depositaram, pois serei a primeira mulher a presidir esta Casa desde sua criação, há 47 anos.

Hoje estamos iniciando nossas atividades de 2018 e certamente com muita garra e vontade de vencer os obstáculos, que porventura vierem a aparecer.

Cito a grande escritora ucraniana, naturalizada brasileira – Clarice Lispector –, quando ela disse: “Todas as manhãs deixo os meus sonhos na cama, acordo e coloco minha roupa de viver...”. Sinto-me assim... Acredito que todos nós sonhamos à noite e de manhã vestimos nossa roupa de viver. E saímos para a vida... E neste momento deposito os meus sonhos nesta “Casa do Saber”, onde cheguei com minha roupa de viver, acalentando minha poesia, em julho de 2008 .

Meus queridos Confrades e Confreiras, sinto que não estou sozinha nesta empreitada, pois, ao compor minha diretoria, notei a disponibilidade e aceitação de todos. Agradeço de coração o apoio que recebi e tudo farei para não os decepcionar.

Mas não se esqueçam, meus queridos pares, de que o presidente somente se manifestará eficientemente bem e estimulado se puder contar com o apoio de todos vocês, sem ignorar os elogios e as críticas construtivas. Portanto, vamos nos unir pedindo as bênçãos de Deus para que sejamos direcionados positivamente na realização de nossos projetos.

Reitero a minha gratidão quanto à confiança que me depositaram, meus queridos Confrades e Confreiras. Garanto-lhes que tudo farei para ser merecedora, a exemplo de nossos ex-presidentes.

Parabenizo o nosso querido Acadêmico Professor João Bosco de Castro Teixeira, pela gestão exemplar e pelo carinho e amizade aos seus pares. Em sua pessoa, parabenizo também a diretoria que hoje se desfaz e que tão brilhantemente cumpriu sua missão de modo exemplar.

Finalizo com as palavras do grande escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade:

“... Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que as pessoas me enxergam...”

Com o meu carinho para todos, o meu muito obrigado de coração!

Que Deus nos abençoe e guarde!