×
Academia de Letras de São João del-Rei
Academia de Letras de São João del-Rei » Notícias » Posse da Nova Diretoria da Academia de Letras de São João del-Rei para o biênio 2022 - 2023

Posse da Nova Diretoria da Academia de Letras de São João del-Rei para o biênio 2022 - 2023

20/02/2022

Em concorrida Assembleia realizada na manhã do dia 20 de fevereiro de 2022, na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei, tomou posse a nova Administração da Academia de Letras de São João del-Rei para o biênio 2022 - 2024.
A Academia de Letras de São João del-Rei é uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais, sem fins lucrativos, criada em 08 de dezembro de 1970, instalada em 21 de janeiro de 1971, com sede e foro na cidade de São João del-Rei.
O Acadêmico Evaldo Balbino da Silva tomou posse como Presidente da Academia de Letras, tendo como Vice-Presidente a Acadêmica Ana Maria de Oliveira Cintra.
A nova administração da Arcádia São-Joanense conta, ainda, com os seguintes acadêmicos:
- 1ª Secretária: Terezinha de Jesus da Silva;
- 2ª Secretária: Letícia Uebe Pires Braga;
- 1º Tesoureiro e Secretário Especial: Carlos Elcio Silveira Franco;
- 2º Tesoureiro: José do Carmo dos Santos;
- Orador Oficial: José Antônio Oliveira de Resende;
- Relações Institucionais: André Eustáquio Melo de Oliveira;
- Bibliotecária: Betania Nascimento Resende.
Abrilhantaram a solenidade de posse da nova Presidência da Academia de Letras as seguintes autoridades:
Ten-Cel Moisés Felipe Gervazoni Viana, Comandante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha; Ten-Cel Luiz Eduardo Coelho, Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar; Marcelo Pereira de Andrade, Magnífico Reitor da UFSJ; Moema Lúcia de Azevedo Silva, Assessora de Gabinete da Superintendência Regional de Ensino; Suzana Mercês Romero, Representante da Câmara Municipal; João Bosco de Castro Teixeira, Presidente da Academia de Letras de SJDR (2016-2017); Paulo Roberto de Sousa Lima, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico SJDR; Letícia Uebe Pires Braga, Presidente da Subseção da OAB de São João del-Rei; Rafaela Del-Vechio Vieira, Presidente da Academia Juvenil de Letras; Rodrigo Sampaio Pereira, Presidente da Orquestra Ribeiro Bastos e da Sociedade de Concertos Sinfônicos.
Na abertura dos trabalhos, a Mesa Administrativa foi composta pela Presidente do quadriênio 2018 - 2021 Zélia Maria Leão Terrell, Vice-Presidente Antônio Carlos Galvão Del Mônaco, 1ª Secretária Terezinha de Jesus da Silva e 1º Tesoureiro José Carlos Hernández Prieto.
Em seguida, foi prestada, de forma solene, a saudação à Bandeira Nacional, com o canto do Hino Nacional Brasileiro pelos presentes.
A Ex-Presidente Zélia proferiu o seu discurso de encerramento do mandato da Presidência. Depois, deu posse ao novo Presidente Evaldo Balbino da Silva e à Vice-Presidente Ana Maria de Oliveira Cintra. Foi ofertada a ela um buquê de rosas e a Confreira Terezinha de Jesus da Silva leu um acróstico em homenagem a Ex-Presidente. O novo Presidente Evaldo apresentou aos presentes o seu discurso de posse e convocou os novos integrantes da administração para serem, também, empossados.
O Orador Oficial José Antônio Oliveira de Resende proferiu magnífico discurso saudando o novo Presidente e fazendo menção a abertura do Ano acadêmico de 2022.
O Acadêmico e Maestro Rodrigo Sampaio nos teclados, acompanhado do tenor Alisson Carvalho executaram o Hino da Academia de Letras de São João del-Rei, que foi cantado pelos participantes da Assembleia. Em seguida, apresentou peças de óperas que encantaram os ouvintes.
Autoridades presentes fizeram uso da palavra para saudar a nova Administração e a Academia de Letras.
A sessão de posse do novo Presidente foi também assistida, de forma remota, por outros acadêmicos e convidados por meio de aplicativo de reunião virtual.
Mereceu destaque a participação da Confreira Betania Resende coordenando o excelente Cerimonial realizado pelos alunos do SENAC de São João del-Rei.
Por fim, o Presidente Evaldo encerrou a solenidade.