×
Academia de Letras de São João del-Rei
Academia de Letras de São João del-Rei » Programação Cultural » EDITAL DE CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS VISANDO A PUBLICAÇÃO DA REVISTA COMEMORATIVA DO CINQUENTENÁRIO DA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG.

EDITAL DE CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS VISANDO A PUBLICAÇÃO DA REVISTA COMEMORATIVA DO CINQUENTENÁRIO DA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG.

25/08/2020

A Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei - MG, Zélia Maria Leão Terrell, Cadeira nº 38, Patrono Antônio Caetano de Almeida Villas Boas, complementando o que já foi anunciado anteriormente de maneira informal, resolve instituir oficialmente um Conselho Editorial e convocar os acadêmicos e acadêmicas de qualquer categoria que estejam interessados na submissão de seus textos para a edição comemorativa do cinquentenário da dita Academia e dá outras providências, nos seguintes termos:
1 - Ficam indicados para compor o Conselho Editorial da Revista, Edição Comemorativa do Cinquentenário da Academia de Letras de São João del-Rei, com plena autonomia para tomada das decisões pertinentes, as acadêmicas Terezinha de Jesus da Silva, Cadeira nº 9, Patrona Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira (Coordenadora do Conselho); Betânia Maria Monteiro Guimarães, Cadeira nº 36, Patrono Bento Ernesto Júnior; os acadêmicos Evaldo Balbino da Silva, Cadeira nº 1, Patrono Severiano Nunes Cardoso de Resende e José Antônio Oliveira de Resende, Cadeira nº 40, Patrono Oranice Franco. Havendo necessidade, a critério deste Conselho, em qualquer momento, poderão ser convidados outros acadêmicos ou acadêmicas para integrarem o Conselho Editorial.
2 - A missão do Conselho Editorial iniciar-se-á com a coleta dos textos, avaliação e organização das produções, formatação da capa e tamanho da Revista, no formato Word, e com as informações institucionais de praxe, disponibilizando à presidência o conjunto pronto, para a orçamento da impressão até, no máximo, 01 de dezembro de 2020, quando encerrar-se-ão os seus trabalhos.
3 - Os textos apresentados e enviados para o Conselho Editorial e deverão versar prioritariamente sobre a história e a performance da Academia nestes 50 anos, com digitação no formato Word, em fonte Times New Roman, tamanho A4, corpo 12, com espaço 1,5 entre linhas.
4 - O gênero literário dos textos será livre (artigo, conto, crônica, poesia etc.) com a admissão de uma obra por colaborador, com até 08 páginas, margens esquerda e superior 3cm, direita e inferior 2cm. No caso de necessidade de inserção de fotografias, o Conselho avaliará a inserção de apenas uma imagem por texto, em princípio nas cores preto e branco; a imagem será inserida no texto, no local pretendido pelo autor ou pela autora, e também será enviada em arquivo separado, em boa resolução, no formato JPEG.
5 - Haverá convite formulado pela presidência da Academia para que um confrade ou confreira apresente artigo historiando a gênese e a trajetória do sodalício, com o limite de páginas livre e necessário, para que a produção evidencie fatos relevantes no meio século de existência da Arcádia.
6 - As produções deverão ser enviadas impreterivelmente até o dia 30 de setembro de 2020, via internet, exclusivamente para o e-mail conselhoeditorial50@gmail.com (como anexo); no corpo do texto, além do título da publicação em caixa alta, centralizado e em negrito, o autor deverá enviar o nome completo, a categoria de sócio a que pertence, o número da Cadeira e seu respectivo Patrono, o e-mail e os contatos telefônicos.
7 - A revisão preliminar dos textos será de responsabilidade dos autores e das autoras; havendo necessidade, os integrantes deste Conselho Editorial poderão realizar a revisão final dos textos, comunicando aos autores a necessidade das possíveis corrigendas.
8 - Os autores e autoras não receberão quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos; o ato de envio dos textos para a publicação será entendido como concordância tácita dos autores e autoras da abdicação e cessão dos direitos autorais de suas produções para a Academia de Letras de São João del-Rei-MG.
9 - Não serão apreciadas as produções enviadas que não se enquadrarem no formato deste edital.
10 - Os casos omissos neste edital serão apreciados e deliberados pelo Conselho Editorial.

São João del-Rei, 20 de agosto de 2020.

Zélia Maria Leão Terrell
Presidente