×
Academia de Letras de São João del-Rei

Nossa História

A Academia de Letras de São João del-Rei é uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais, sem fins lucrativos, criada em 08 de dezembro de 1970, instalada em 21 de janeiro de 1971, com sede e foro na cidade de São João del-Rei e com prazo de duração indeterminado.

Começou a funcionar normalmente com um grupo de trinta acadêmicos correspondendo a igual número de cadeiras e patronos, com nome de ilustres personalidades das Letras e da História de nossa cidade. As reuniões acontecem no último domingo de cada mês. São as seguintes as categorias de acadêmicos: Sócios Efetivos, Sócios Efetivos Licenciados, Sócios Correspondentes, Paracadêmicos, Sócios Honorários e Beneméritos.

Dedicada ao ramo das Letras e das Artes, seus membros se salientam na publicação de livros, obras literárias, revistas e participação nos jornais da cidade e do Estado. Sua sede está situada no andar superior do prédio da Biblioteca Pública Municipal, à Praça Frei Orlando, nesta cidade.

Foi reconhecida instituição de utilidade pública municipal através da Lei nº 1.683 de 25 de junho de 1979, e estadual através da Lei nº. 7611 de 11 de dezembro de 1979. Está conveniada com o Centro Regional de Documentação das Vertentes e com o mesmo trabalha na captura, conservação e preservação de documentos históricos da cidade e da Região da Vertentes.