×
Academia de Letras de São João del-Rei
Academia de Letras de São João del-Rei » Notícias » Pronunciamento do Presidente Evaldo Balbino da Silva

Pronunciamento do Presidente Evaldo Balbino da Silva

16/03/2022

Inicio a minha fala desejando um bom dia a todos e agradecendo, pelas presenças que muito nos honram nesta Academia, a cada um dos senhores e senhoras, acadêmicos e acadêmicas, autoridades executivas, legislativas e judiciárias; culturais, educacionais e demais instituições presentes,
Dirijo meus agradecimentos em especial à confreira Zélia Maria Leão Terrell, Presidente desta Arcádia no quadriênio 2018 – 2021, e a toda a sua Diretoria. Meu agradecimento se deve ao zelo com que todos conduziram esta casa nesses tempos, com seriedade e competência. Principalmente em meio às dificuldades por que viemos atravessando a partir de 2020 com a eclosão da pandemia de Covid-19. Desejo frisar o fato de ser a confreira Zélia a primeira mulher a presidir a Academia de Letras de São João del-Rei, o que deve ficar notório em nossos registros. E manifesto sempre foi o seu compromisso para com nossa casa.
Faço agora um rápido retorno no tempo, para lá quando, em fins de 2019, o nosso saudoso confrade Alair Coêlho de Resende me chamou à parte e sugeriu que eu me candidatasse à presidência deste sodalício. Depois desse dia, alguns outros confrades e confreiras reforçaram a mesma sugestão. Desde aquele momento me pus a pensar sobre o assunto e, entre conversas amigas e amenas, no segundo semestre de 2021, juntamente com as confreiras Ana Maria de Oliveira Cintra e Terezinha de Jesus da Silva e os demais confrades e confreiras que ora tomam posse comigo compondo esta Diretoria, decidimos por lançar nossa candidatura, Ana Cintra e eu.
Em nossa Assembleia do dia 31 de outubro de 2021, com a ajuda dos meus pares, apresentei a todos as ideias e os desejos que norteavam nossas perspectivas no caso de assumirmos a condução dos trabalhos da Academia. Na reunião seguinte, 28 de novembro de 2021, fomos eleitos unanimemente para o cargo a que ora chegamos.
Pelo exposto, só me resta agradecer a todos pela confiança em nós depositada, e aproveito aqui para reforçar aquelas mesmas ideias e aqueles mesmos desejos manifestos quando do lançamento de nossos nomes para a Presidência de nossa confraria. Abraçamos, para levar adiante os desígnios desta casa, o slogan “Respirando arte e cultura / Brilha sempre São João”, apropriando-nos destes dois versos do Hino da Academia de Letras de São João del-Rei, composição – letra e música – do nosso querido e talentoso confrade Abgar Antônio Campos Tirado – Cadeira nº 16 – Patrono: Domingos Horta.
É hoje, por fim, que muito nos sentimos honrados em poder contar com todos os membros desta casa e, mais diretamente, com a nova Diretoria que ascende ao nosso lado à responsabilidade e ao desafio de continuar conduzindo com seriedade e vigor os trabalhos administrativos e culturais requeridos por nossa Associação. Assim nos alegramos por estar juntos com as confreiras e os confrades que ora tomam posse conosco.
No mais, o meu/o nosso muito obrigado a todos!
São João del-Rei, 20 de fevereiro de 2022